top of page

Cícero Dias - um percurso poético


Cícero Dias: um percurso poético, sob a curadoria de Denise Mattar, curadoria honorária de Sylvia Dias Dautresme e consultoria de Waldir Simões de Assis Filho, a exposição apresentou 125 obras do artista em três grandes cidades brasileiras, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro durante o ano de 2017. O recorte cuidadoso dá conta de uma trajetória longeva assentada na experimentação e na absorção de diversas tendências artísticas do século XX. Cícero viveu a maior parte de sua vida na Europa e em contato íntimo com alguns dos nomes mais importantes da história da arte mundial.

O que vivia dentro de mim era o sonho.

Contradições que a natureza criava: o invisível e o visível.

As raízes da infância, profundas mesmo, inseparáveis de mim.

Vivia de costas para o realismo.

Ao encontro da poesia.

Cícero Dias

Em 1938, o pintor pernambucano Cícero Dias foi definido como um “selvagem esplendidamente civilizado” pelo então crítico de arte francês André Salmon, que parafraseava um poema de Verlaine para Rimbaud. A definição, realizada após a primeira mostra do artista em Paris, serviu perfeitamente para descrever sua trajetória nas artes, agora retratada pela exposição Cícero Dias - Um percurso poético.

A itinerância apresenta ao público obras de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, cuja trajetória é reconhecida internacionalmente, contextualizando sua história e evidenciando sua relação com poetas e intelectuais brasileiros e sua participação no circuito de arte europeu. A exposição traz um panorama de toda produção do artista, dividida em três grandes núcleos que delineiam seu percurso poético. São eles: Brasil, Europa e Monsieur Dias – Uma vida em Paris - cada um deles, por sua vez, dividido em novos segmentos, cuja leitura não deve ser realizada de modo estanque, mas entrecruzada e simultaneamente.

Além das obras propriamente ditas, a exposição trará ainda fac-símiles de cartas, textos e fotos de Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Murilo Mendes, José Lins do Rego, Mário Pedrosa, Pierre Restany, Paul Éluard, Roland Penrose, Pablo Picasso, Alexander Calder, entre outros.

“Na sua longa e prolífica carreira, Cícero Dias manteve, como poucos, a fidelidade a si próprio. Sempre foi inteiramente livre, ousando fazer o que lhe dava vontade, sem medo das críticas”, afirma a curadora Denise Mattar.

A Base7 junto com a Companhia das Licenças tiveram o prazer de organizar essa exposição do artista que, em que pese sua fundamental importância no panorama da arte brasileira, é pouco visto em nosso país. A exposição contou com o patrocínio do Banco do Brasil e o apoio do Banco Votorantim para as exposições no Rio de Janeiro e São Paulo, por meio da Lei Rouanet.

SERVIÇO Exposição Cícero Dias - Um percurso poético

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo | CCBB SP 21 de abril a 3 de julho de 2017

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô Horário de visitação: de quarta-feira a domingo, das 9h às 21h Entrada franca Agendamento realizado pelo sistema Ingresso Rápido – aplicativo disponível para Android e IOS ou site www.ingressorapido.com.br (11) 3113-3651/3652 | www.bb.com.br/cultura - www.facebook.com/ccbbsp - www.twitter.com/ccbb_sp www.instagram.com/ccbbsp

Traslado gratuito Transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua Santo Amaro, 272, e na Rua da Quitanda, próximo ao CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.

Centro Cultural Banco do Brasil | CCBB Brasília 08 de fevereiro a 03 de abril de 2017

SCES Trecho 2 - Lote 22 - Asa Sul - Brasília Horário de visitação: de quarta-feira a segunda-feira, das 9h às 21h Entrada franca (61) 3108-7600 | ccbbdf@bb.com.br | bb.com.br/cultur

O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a seunda-feira. Consulte todos os locais e horários no site e Facebook. O CCBB também oferece transporte gratuito para escolas públicas, ONGs e instituições assistenciais do DF e entorno mediante agendamento pelo número: (61) 3108-7623 ou 3108-7624.

bottom of page